É mais simples uma instalação manual com o Lazarus+FPC, mas não é a mais rápida, deveras esse método é o mais lento de todos, mas tem suas vantagens: instalação homeuser. Instalação homeuser quer dizer que não precisamos de permissão especial de administrador para instalar, configurar e/ou usar. A instalação ficará numa pasta comum que tenha permissão e tudo funcionará a contento. Uma outra característica, o fpcupdeluxe baixa e compila tanto o FreePascal(FPC daqui em diante) como também o Lazarus e por essa razão, o o programa será otimizado para o processador que estiver usando.
Eu prefiro este método de instalação na maioria das vezes.
Visite a página:
https://github.com/LongDirtyAnimAlf/fpcupdeluxe/releases
Note na imagem acima que sublinhei aponta duas versões: win32 e win64, por que?
A versão 64bits também compila para 32bits, então porque sugerir a versão 32bits? A resposta reside em que a plataforma 32bits ainda é popular no Windows. Na distribuição de nossa aplicação, a nossa IDE ser 64bits ou 32bits não tem importância, o importante é que aplicativo.exe vai consumir DLLs da mesma plataforma da mesma arquitetura 32 ou 64bits, entende?
Mais tarde, notará que em se tratando de Windows e aplicações comerciais, é melhor trabalhar com 32bits porque uma aplicação assim roda em qualquer Windows. Um aplicativo integralmente 64bits exigiria esforço em distribuir duas versões do mesmo programa sem nenhum ganho adicional para quem o recebe ou quem o comercializa, alias este ultimo acarretaria apenas em mais esforço.
Passo #1: Execute o instalador do fpcupdeluxe.exe, é provável que lhe apareça esta pergunta:
Responda “Yes” se concordar em enviar dados anônimos de sua instalação para o servidor dos desenvolvedores, isso pode ajudar na melhoria do programa.
Passo #2: Na tela seguinte selecione como FPC Version a opção fixes e para Lazarus version também fixes, depois Install/update FPC+Laz ou simplesmente clique em Fixes e o instalador escolherá todos os “fixes” automaticamente e prosseguirá com a instalação sem nenhuma assistência da sua parte:
Passo #3(alternativo): Alternativamente você poderá clicar em Setup+, lá você encontra algumas opções bacanas que podem te ajudar a definir critérios de instalação, por exemplo, o alvo de suas compilações:
Passo #4: Caso não tenha iniciado a instalação ainda, clique no botão:
E então prepare-se, a instalação é bastante demorada. Eu costumo instalar o FPC separadamente e personalizar o fpcupdeluxe para usar FPC pré-instalado, isso me salva de um tempo ainda maior.
IMPORTANTE: No final da instalação será gerado um atalho intitulado Lazarus_fpcupdeluxe. Execute-o sempre por este atalho, evite dar um duplo clique no executável na pasta de instalação, pois a execução pelo atalho faz uso do parâmetro :
--pcp=C:\pasta\de\instalacao\do\lazarus\configs
Que faz a configuração do Lazarus ir para o local indicado. Se executar sem o atalho ou sem o parâmetro, o Lazarus funcionará, mas as configurações estarão no default.
Devo instalar 32 ou 64bits?
Minha recomendação é, instale a sua IDE usando a versão 64bits com cross-compile para 32bits, especialmente para ambientes Windows porque muito do que talvez irá consumir ainda é 32bits, especialmente DLLs. Há alguns fatores para isso:
- Alguns de seus clientes ainda usam o Windows 32bits;
- Terminais PDV que se ligam a impressoras e leitores de cartão podem estar usando drivers e DLLs em 32bits;
- Arquitetura de client/server onde o SQL Client é 32bits.
Quando os pontos mencionados forem resolvidos daí então você pode cogitar a ideia de compilar para 64bits. Mas porque a IDE deve ser 64bits enquanto o cross-compile será para 32bits?
Se a IDE fosse 32bits você teria um limite de consumo de memória RAM inferior a 4GB, provavelmente 3GB ou menos. Mas ao usar uma IDE 64bits seu limite de RAM não existe mais, podendo abrir muito mais projetos simultaneamente e performar bem mais rápido.
Mas fique atento, ao usar IDE 64bits, componentes que usam DLL em tempo de design, por exemplo, o Zeos, SQLdb dentre outros irão requerer DLLs de 64bits também. Por exemplo, digamos que você faça conexão ao banco de dados em tempo de design, se você não tiver instalado o SQL Client 64bits do seu banco de dados, provavelmente não conseguirá fazer tal conexão. Muitos programadores inexperientes esbarram neste tipo de problema e acabam sugerindo a outros colegas que instalem o Lazarus 32bits porque “dá menos problema” quando na realidade trata-se de falta de entendimento de como arquiteturas de programas funcionam.