RxTools

Ele acrescenta componentes diferenciados para entrada de dados, grids e muitas outras coisas que podem dar uma alavancada no UI/UX do seu programa. Ele possui versões para Lzarus/FPC e também para Delphi Comunity Edition. Eu não considero ele essencial, mas uma vez que usá-lo provavelmente fará dela uma dependência perpétua.

Instalando no Lazarus-IDE

Para instalar no Lazarus vá em Pacote|Gerenciador de Pacotes Online, então procure por “rx” e marque a inteira árvore que pertence a ele. O cuidado é que o pacote ‘rx’ requer muitas dependências e por isso, apesar de ser uma boa suíte não é uma unanimidade entre os programadores. Depende de: zeos, lazreport e alguns outros, por isso se aparecer uma mensagem como:

Responda “Sim para todos”.

Tenha muita paciência, é um dos componentes mais demorados para instalar.

ALERTA: O RX Tools é instalável apenas em versões estáveis do Lazarus e é preciso ter o Zeos previamente instalado.

Instalando no Delphi Community Edition

Não há segredo se você já instalou algum pacote antes no Delphi. O pacote pode ser baixado em:

https://sourceforge.net/projects/rxlib/

Há inclusive, no momento que escrevo este artigo um setup.exe para automatizar a instalação. Há outros mirrors não-oficiais para este pacote, eu não recomendo que use-os.

Conclusão

O rx-tools é bem sensível à versão do Lazarus/FPC ou do Delphi, uma vez que houver uma nova versão dessas IDEs há riscos de que rx-tools não funcione até que a equipe conserte-os. Os componentes são bastante estáveis, bonitos e práticos. Fazem exatamente o que se espera deles. Apenas tenha certeza de que precisa de seus componentes, pois uma vez que passar a consumir os componentes dessa paleta, você não parará mais e cairá num “locked in” que é quando seu projeto fica muito dependente do mesmo.