O FortesReport foi inicialmente produzido vejam só, por uma empresa nacional: Fortes Sistemas. Este gerador de relatório ficou tão bom que muitos converteram seus relatórios para ele e preferem usá-lo em detrimento de outros geradores. A descrição dele é bem completa no site:
O FortesReport é um poderoso gerador de relatórios disponível como um pacote de componentes para Delphi. No FortesReport, os relatórios são compostos por bandas que possuem funções específicas no fluxo de impressão. Você define agrupamentos, subníveis e totais simplesmente por relação hierárquica entre faixas. Além disso, o FortesReport possui uma rica paleta de componentes para texto, gráficos, fórmulas, códigos de barras, filtros e layout.
Ele possui versão para a IDE do Lazarus e também para o Delphi Community. Ter uma versão funcional para o Delphi Community é muito bom uma vez que o concorrente que acompanha o Delphi, o FastReport tem sérias limitações. Além disso, boa partes dos programadores já conhecem o QuickReport cuja forma de criar relatórios é basicamente igual ao FortesReport e por isso, não sentiriam tanta dificuldade em criar relatórios com ele.
Uma diferença gritante entre o Fortes-CE e o FastReport(Delphi) é que no FortesReport os relatórios são construídos com componentes chamados de bandas que são colocados sobre o formulário e assim você cria o layout, os labels e outros componentes visuais para ele tem eventos e você programa neles em eventos como OnPrint, OnBeforePrint, OnAferPrint, etc… portanto, criar um relatório no Fortes requer alguma programação em Pascal. Por outro lado, o FastReport(análogo ao LazReport para o lazarus-ide) é bem mais visual com muito menos programação envolvida, uma vez definindo as origens de dados e como eles se entrelaçam (ex. mestre/detalhe) o restante é criar o relatório visualmente.
Instalação no Delphi Community
O Fortes-CE deve ser instalado a partir dos repositórios, já que ainda não possui destaque no serviços GetIt da IDE do Delphi. O repositório é:
https://github.com/fortesinformatica/fortesreport-ce
Contudo ele tem suporte ao utilitário boss e pode ser instalado pela linha de comando com muita facilidade. Se não tiver familiaridade com o boss, simplesmente siga as instruções no site que resume-se a instalar o pacote na IDE, algo simples.
Instalação no Lazarus-IDE
O FortesReport já está no Online Package Manager(OPM) e sua instalação é portanto, muito tranquila. Também há a opção de instalar pela linha de comando usando o utilitário boss.
Antes de prosseguir com a instalação, leia atentamente estes avisos importantes:
Se contudo preferir a instalação manual, segue o link com as instruções:
Aviso #1: Se for instalar via OPM, não misture a instalação desse pacote com outra simultânea, instale apenas e ele, e depois se precisar instale os demais pacotes.
Aviso #2: Se for instalar via OPM encontrará um pacote de nome similar intitulado “Fortes4Lazarus”. Ele é o mesmo gerador de relatório, porém é fornecido e mantido pela comunidade do Lazarus e vem embutido na IDE, porém não é instalado por padrão. O problema é que pacotes como ACBr usam obrigatóriamente o “Fortes-CE” e não é possivel até o momento ter os dois, isto é, “Fortes4Lazarus” e “Fortes-CE” no mesmo ambiente porque aparentemente eles tem nomes de entidades iguais internamente que confundem o compilador. Da vez que tentei, quebrei as dependencias.
Aviso #3: Se for instalar manualmente via GIT tenha certeza de ter instalado o pacote intitulado “cairo_canvas”, se prosseguir sem ele não há tanto problema assim porque o gerenciador de pacotes notará que essa dependencia acompanha o Lazarus e lhe perguntará se que ele próprio resolva a questão e respondendo afirmativamente o programa prosseguirá normalmente.
As instruções para instalação manual via GIT estão no link abaixo:
https://github.com/fortesinformatica/fortesreport-ce
Mas popularmente as instruções são as seguintes:
cd \ (ou a pasta desejada)
git clone https://github.com/fortesinformatica/fortesreport-ce.git
No exemplo acima, criamos a pasta C:\fortesreport-ce, lá estará nosso(s) pacote(s) de instalação.
Vá em Packages|Open Package(.lpk)… e na ordem faça a instalação(Use|Install) de:
“C:\fortesreport-ce\Packages\frce.lpk”

Conclusão
Geralmente tem muitos HowTo´s no YoutTube demonstrando sua utilização, será simples o aprendizado. Se já tem experiência com relatórios usando “bandas” como o QuickReport não terá dificuldades.
Se é a primeira vez que vai utilizá-lo é bom saber que ele tem vazamento de memória que não consegui identificar onde está. Portanto, ligue seu debugger para exibir vazamentos e se conseguir localizá-los, envie ao autor a correção.
Uma limitações neste gerador de relatórios é que ele carece do ambiente gráfico, assim se estiver pensando em produzir relatórios em PDF usando apenas interface de texto ou em forma de API(Rest) você não irá conseguir.