O padrão do Lazarus é ter: Editor de propriedades de componentes, editor de código e explorador de código+componentes com cada uma de suas janelas vazadas, isto é, separados da IDE principal e como janelas independentes. Isso pode ser um pouco espalhafatoso no início, então se você quiser algo mais integrado a IDE poderemos juntar o editor de código, propriedades, explorador de código+componentes mais integrados à IDE. Não ficará 100% parecido com o Delphi porque o editor de formulário continuará separado dos restantes, ficando assim:
Note que o formulário ainda estará separado(vazado), portanto diferente do Delphi.
Se gostou da ancoragem acima, então vá em Packages->Install/Uninstall packages(Instalar/desinstalar pacotes) e selecione os seguintes pacotes para instalação:
AnchorDocking
AnchorDockingDsgn
Depois de adicionar os pacotes indicados clique em “Salvar e reconstruir IDE”. Ao iniciar o IDE pela segunda vez, o programa já aparecerá com algumas docagens.
Agora temos um ambiente melhor, porém note que a janela de design de formulário está separada do editor de código. Há uma polêmica aqui, do jeito que está é muito bom para quem tem dois ou mais monitores, monitores 4K ou Superwide – nestes setups de monitores há espaço de sobra para acomodar tudo. Agora, pense em quem têm apenas um monitor FullHD e acostumado com o jeito Delphi-like onde o editor de formulários fica exatamente onde está o editor de código e com usod da tecla F12 ficar alternando entre um e o outro. Quem tem apenas 1 monitor em FullHD, na minha opinião é melhor trabalhar com tudo docado, mas com monitores maiores ou mais de um deles é bem vantajoso ter o design de formulário separado.
Se ainda estiver com dúvidas, assista ao vídeo: