Modelos são formas práticas de reutilizar formulários dentro de projetos diferentes. Um exemplo simples é uma janela de dialogo que se repetirá em diversos projetos diferentes:
Você não quer que cada programador da equipe crie sua própria janela de diálogos do zero sem necessidade, já que o modelo padrão possui todos os atributos que poderiam ser utilizados e até estendidos em qualquer projeto. A mesma ideia é aplicada a projetos REST, Bibliotecas (DLL), Consulta de dados, etc… onde você pode reutilizar, adaptar e estender conforme a necessidade.
Existem duas formas de trabalhar com modelos usando a IDE do Lazarus: (1) Modelos informais e (2) Modelos formais. Neste artigo vamos ver apenas a maneira informal e deixaremos a maneira formal para um artigo seguinte.
Usando modelos informais
Modelos informais são mais intuitivos e provavelmente você já os faça. Consiste em você ter uma pasta local ou em rede e salvar todos os formulários reutilizáveis lá:
Daí então, em um novo projeto, você simplesmente copia os arquivos acima para o diretório do projeto:
Se você espera algo especial, lamento é isso mesmo, a próxima parte é adicionar o modelo ao projeto e para isso precisamos do Project Inspector visível – eu ajusto meu Project Inspector a ficar sempre do lado direito -. Se seu Project Inspector estiver invisível vá em Project|Project Inspector e ele então aparecerá.
Com o Project Inspector, então use a Opção Add…
E então selecione o arquivo de modelo que foi copiado para a pasta do projeto:
Agora ele constará no seu Project Inspector e será parte integrante do seu projeto:
Conclusão
Aqui vimos a maneira informal de usufruirmos de modelos em nossos projetos. Ele é indicado para modelos de formulários individuais, mas pode não servir bem para projetos inteiros como sendo modelo, neste caso, precisaremos aprender a criar modelos formais de projeto, o artigo seguinte explicará como fazer isso.