Using Standard Installer (Easy Level)

A instalação do Lazarus para Windows via instalador é de conhecimento publico, baixe o instalador do site, recomendo que baixe a versão cujo instalador é para versão 32 e 64 bits:
https://www.lazarus-ide.org/index.php?page=downloads

Na tela seguinte escolha os downloads na seguinte ordem:

Você também deve instalá-lo na ordem mostrada na imagem acima, o processo será como outro programa qualquer com Next->Next->Finish. Se você teve alguma versão do Lazarus instalada anteriormente, é bom marcar essa opção durante a instalação também:

Mas, qual o objetivo de instalar ambos e nesta ordem? (1) Você irá instalar a IDE 64bits e (2) terá direito ao cross-compile em 32bits, ou seja, usufruirá da IDE 64bits, mas poderá gerar seus executáveis em 32bits.

Instalar a versão 64bits e cross-compile 32 bits?

Minha recomendação é essa, instale a sua IDE usando a versão 64bits com cross-compile para 32bits, especialmente para ambientes Windows porque muito do que talvez irá consumir ainda é 32bits no Windows, especialmente DLLs. Há alguns fatores para isso:

  • Alguns de seus clientes ainda usam o Windows 32bits;
  • Terminais PDV que se ligam a impressoras e leitores de cartão podem estar usando controladores e DLLs em 32bits;
  • Arquitetura de client/server onde o SQL Client é 32bits.

Quando os pontos mencionados forem resolvidos daí então você pode cogitar a ideia de compilar para 64bits. Mas porque a IDE deve ser 64bits enquanto o cross-compile será para 32bits? Não poderia usar uma IDE totalmente 32bits e compilar para 32bits sem precisar de cross-compile?

Se a IDE fosse 32bits você teria um limite de consumo de memória RAM inferior a 4GB, provavelmente menos de 3GB. Mas ao usar uma IDE 64bits seu limite de RAM não existe mais, podendo abrir muito mais projetos simultaneamente e performar bem mais rápido.

Mas fique atento, o cross-compile não é automático, dentro da sua IDE, vá para Configurações do Projeto > Alvo e verifique se as configurações de SO e CPU estão corretas. Pode ser necessário mudar o alvo para Windows 32 bits (win32) com CPU 32 bits (i386) se não houver suporte completo para win32 em x86_64. Quando tiver lido todos os artigos do “Lazarus IDE – Guia de Sobrevivência” aprenderá a fazer build-modes e ganhará tempo quando precisar transitar em diferentes tipos de compilação.

Também fique atento que ao usar IDE 64bits, componentes que usam DLL em tempo de design, por exemplo, o Zeos, SQLdb dentre outros irão requerer DLLs de 64bits também. Por exemplo, digamos que você faça conexão ao banco de dados em tempo de design, se você não tiver instalado o SQL Client 64bits do seu banco de dados, provavelmente não conseguirá fazer tal conexão. Muitos programadores inexperientes esbarram neste tipo de problema e acabam sugerindo a outros colegas que instalem o Lazarus 32bits porque “dá menos problema” quando na realidade trata-se de falta de entendimento de como arquiteturas de programas funcionam.

Problemas?

Se você já teve uma versão anterior do Lazarus ou do FPC é bom removê-los do sistema e também do PATH dele porque o instalador automatizado não é esperto o suficiente para contornar problemas de PATHs que incluam versões anteriores.