O fpReport é um gerador de relatório, similar ao FastReport ou freeReport. Boa parte da documentação antiga do freeReport também serve para ele.
Sua vantagem é a independencia da LCL. A LCL é a biblioteca de componentes do Lazarus, seu requerimento significa que seu programa não funcionará sem interface gráfica, na prática, deixa de funcionar num Linux apenas tendo o terminal.
Quando programadores precisam criar pequenos programas de apoio, cgi, api/rest, … que rodarão em servidores que não tem um ambiente operacional gráfico, o fpReport funcionará sem problemas, inclusive exportando seus relatórios para PDF com grande precisão.
Isso acontece porque o fpReport foi desenvolvido para fazer parte direta da biblioteca do compilador FreePascal e não tem nenhuma dependencia de widgets do sistema anfitrião.
Há um programa externo chamado ‘fpReport Designer‘, ele é o IDE do gerador de geratórios dele, caso prefira fazer o design do relatório por fora do Lazarus, neste caso, ele salva o relatório externamente e que pode ser carregado a partir de si mesmo ou a partir do seu programa desenvolvido em freepascal usando ou não o Lazarus.
Maiores informações podem ser obtidas no link abaixo:
https://wiki.freepascal.org/FPReport
A opinião que coletei em foruns é que o fpReport é o mais leve de todos. Ele não tem todos os recursos visuais automatizados que outros tem, mas se você conseguir construir seus relatórios com ele, sairá satisfeito.