Controle de qualidade básica ao projeto em Lazarus

Quando terminamos um projeto, seja ele em Delphi, Lazarus ou qualquer outra linguagem de programação onde compilamos diretamente para máquina, precisamos definir uma série de passos para homologar o programa, mas quais?

Eu vou mencionar apenas a parte técnica, precisamos garantir que um programa (1) não tenha vazamentos de memória, também conhecido como memory leak e (2) garantir que não hajam variaveis criadas mas não usadas, também conhecidas como trash variables.

Mas estes dois passos é apenas o elementar, isto é, faremos estes dois passos independemente da situação, nem mesmo um ‘Hello World’ deve escapar deles.

Claro, sempre haverão mais passos a serem acrescentados dependendo da politica do local em que trabalhamos e da linguagem de programação que usamos, conforme a situação haverá mais burocracia – no bom sentido.

Detectando vazamento de memória

O maior problema para um desenvolvedor de uma linguagem compilada é o vazamento de memória, ele acontece quando objetos são criados e após o uso não são destruídos, geralmente acontecem em rotinas de loop e passam despercebidas. Como consequencia do vazamento, a cada iteração na mesma parte do programa vai gradativamente consumindo recursos do computador até num dado momento ocorra um crash e então o usuário pode vir a perder dados. Com frequencia, isso acontece muito com códigos de programação antigos copiados da Internet onde ou a linguagem mudou ou quem idealizou o exemplo para ser usado se preocupou apenas em resolver o problema principal sem se preocupar muito com tipagem e consumo. Códigos antigos em Pascal (Delphi ou Lazarus) são um problema porque com o advento do Unicode muita coisa mudou e códigos antigos que não levavam o Unicode em consideração estão fadados a ter problemas, incluindo vazamento de memória.

(todo)

Todas as variaveis criadas estão sendo utilizadas

(todo)

Conclusion

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