Salvando configuração da IDE para reutilização

A IDE do Lazarus guarda toda a sua configuração numa pasta específica que pode ser manipulada com diversos fins, mas geralmente como backup. Essa pasta guarda ajustes de nossa IDE que geralmente fazemos depois da instalação, mas guarda também templates criados, os aplicativos acrescentados em Tools e muito mais.

Embora seja muito bom fazer ajustes finos na configuração, precisamos ser práticos e não perder tempo repetindo as mesmas configurações por qualquer que seja o motivo, por isso é útil saber como salvar e reaproveitar as configurações da IDE do Lazarus feitas anteriormente.
A localização da pasta de configuração pode variar de lugar, mas o padrão costuma ser:

No Windows:

%USERPROFILE%\AppData\Local\Lazarus

No Linux a pasta pode variar de lugar conforme o método de instalação que usou:

Instalação via repositório da distro: $HOME/.lazarus
Instalação via GIT: $HOME/.lazarus
Compilação via FPCUpDeluge: $HOME/fpcupdeluxe/config_lazarus/

Contudo, se você executa o Lazarus com a opção –pcp=/pasta/do/lazarus/configs, Então será esta pasta identificada que guarda a configuração. Como pode notar, a IDE do Lazarus é bastante flexivel quanto a localização de sua configuração e é sábio de nossa parte tirar proveito disso, como? Geralmente mantendo mais de uma instalação do mesmo em diferentes pastas ou computadores e usufruindo de configurações compartilhadas. Talvez tendo uma configuração para servir de linha base que sirva para qualquer Lazarus e depois fazer ajustes adicionais para o proposito desejado. Tudo isso ajuda muito a evitar perda de tempo com configurações.

Considero uma boa prática antes de uma serie de configurações/ajustes guardar o backup de nossa configuração salvando a pasta indicada num arquivo .zip e depois de consolidar a configuração então salvá-la outra vez.

Se achou um pouco complicado então assista o vídeo a seguir: