Os pacotes estendem as funcionalidades da IDE e a programação, eles podem conter classes de objetos e/ou componentes visuais/não visuais. O Lazarus vem com muitos deles, mas boa parte não está instalada, são complementos adicionais que você decide instalar ou não pós-instalação. É uma boa recomendação instalar apenas os pacotes que precisa ter como base para os projetos, evite adicionar o que não precisa ou nem sabe para que serve.
Você irá em Package|Install/Uninstall Packages, ali verá uma lista de vários pacotes que acompanham o Lazarus, aqueles que tem como prefixo as letras “fp” pertencem a biblioteca do FreePascal e a manutenção deles costuma vir com o compilador e não depende necessariamente do time do Lazarus para dar suporte. Pacotes com o prefixo “laz” costumam ser dependentes da IDE/Lazarus. Veja a lista:
Abaixo eu mostro a lista de complementos básicos que costumo instalar:
- imagesforlazarus: Permite que a IDE do Lazarus possam lidar com vários formatos de imagens e até incorporar em seus componentes como o TIamge caso os suporte. Além disso, cria classes para lidar com esses mesmos formados chamados: TPNGImage, TPNMImage, TJPGImage, TBMPImage, TTGAImag e, TXPMImage. Leia o README.TXT na pasta \components\images para saber mais.
- lazdbexport: Ainda não testei, mas fornece a alguns componentes(TDataset) a possibilidade de exportar seus dados para alguns formatos externos como csv.dbf,rtf,… Veja esta página explicativa.
- onlinepackagemanager: Este normalmente vem instalado, contudo em edições onde o lazarus foi compilado diretamente dos fontes, por exemplo usando o fpcupdeluge ele deve ser instalado depois. O online package manager permite que possamos visitar um repositório remoto de bibliotecas e componentes e instalá-los através de uma GUI. Falo mais sobre este componente neste artigo.
- AnchorDocking: Permite que a IDE possa ter seus painéis docados ou encaixados, tratar controles como se fossem formulários, usar o mouse para arrastar e encaixar formulários juntos um no outro, mas por si só não vai deixar tudo pronto como a IDE do Delphi, para isso é necessário a adição de outros componentes como é explicado neste artigo.
- AnchorDockingDsgn: Use usa o anchorDocking previamente instalado para criar um visual da IDE diferente onde vários painéis e formulários já estarão docados e prontos para uma nova experiência, muito similar a IDE do Delphi XE com a exceção do formulário de design que alguns preferem-na “solta” das demais. Mais informações sobre ele poderá ler neste artigo.
- dockedformeditor(opcional): Como mencionado, o AnchorDockingDsgn cria um visual da IDE com muitos painéis docados simular ao visual do Delphi XE, porém o formulário de design é o único a não ser docado. Pois bem, quando instalar este componente o formulário de design será encaixando também aos demais. Maiores informações são explicados neste artigo.
- filefindlaz: Distribui uma unit chamada “FileFind” e também um componente TFileSearch. Usados para busca de arquivos recursivos (ou não) no sistema de arquivos.
- favorites: Cria uma terceira seção (na parte superior) no menu suspenso do botão Abrir ferramenta, onde você pode registrar seus projetos favoritos.
- lazReport e LazReportPDFExport(opcional): Estes dois pacotes consituem o lazReport, um fork do projeto FreeReport 2.32. Ele tem um Report Engine, Designer and Previewer. Ainda estou estudando-o e parece ser bastante promissor.
- lazfpreportdesign e lazidefpreport(opcional): Apesar do prefixo “laz”, este pacote refere-se ao fpReport(seu nome original) é um gerador de relatório, similar ao LazReport. Uma de suas vantagens é não depender da LCL, ou seja, pode-se criar um relatório sem uma interface grafica, gerando diretamente um PDF. Isso é muito útil para quem desenvolve tecnologias como cgi para webservers.
Depois deles, posso até instalar outros, mas não dá para prosseguir sem estes.