Em busca das janelas perdidas


Se você escolheu não integrar o editor de formulários com a IDE,você deve se atentar a algumas coisas.

Ao fechar um projeto, a IDE salva as posições e dimensões das janelas do seu projeto. Acaso você mude de computador ou troque de monitor, ao abrir um projeto ele irá restaurar as janelas nas mesmas posições e dimensões, entendeu o problema? Não?

Então vamos lá, imagine que você está usando o computador do trabalho com 2 monitores e para sua comodidade você mantém a IDE no monitor esquerdo e o editor de formulários no monitor à direita e então salva seu trabalho e leva-o para casa…chegando lá abre o projeto e cadê os formulários?

Você se mata de apertar F12 e elas continuam desaparecidas, logo você conclui que o Lazarus tá com algum bug ou que a IDE/Linguagem não presta para trabalhar.

Vamos ao entendimento do problema, quando um projeto é salvo ele manterá as mesmas características para quando for aberto posteriormete, ok? Então na próxima oportunidade, as janelas serão posicionadas onde estavam antes. O sistema operacional quando trabalha no modo de “tela estendida” com 2 monitores trata-o como “único desktop” e então é daí que vem o problema, as janelas não sumiram, apenas estão em posições a qual você não pode ver, no Windows se pressionar ALT Tab verá a janela a ser listada e se der ALT+Espaço (ou botão Visão no Windows 10+) poderá movê-la com a seta na direção da janela que estiver ativa.

Como resolvo isso? Quando era ainda muito mais leigo no Lazarus eu usava método que descrevi para selecionar a janela invisível e depois movê-la, depois descobri a opção ->Window->Center a lost window:

Note que até mesmo as janelas de ferramentas são exibidas, além das janelas de formulários do projeto.