Introdução ao IDE Lazarus

Uma IDE é um ambiente de programação que inclui as ferramentas que agilizam o desenvolvimento de programas de computador. O Lazarus é uma IDE RAD(Rapid Application Developer) especializada em escrever código Pascal e Object Pascal. Ela se diferencia de outras IDEs por usar métodos eficientes e rápidos em conjunto com a linguagem. Quem usa o Lazarus, enquanto codifica pode ao mesmo tempo lidar com a prototipagem que definirá a UI/UX final, testes e documentar. Em outras IDEs, essas etapas podem ser executadas em tempos diferentes, por exemplo, primeiro cria-se um prototipo das telas para ter uma noção de como a UI/UX ficará, depois codifica, depois testa, depois documenta e então distribui.

No Lazarus, a IDE procura incluir tudo que precisará do inicio ao final do projeto de uma maneira ágil. Tudo ali é pensado para ser feito de uma forma limpa e rápida, até mesmo os componentes são pensados para lidar de forma ágil uns com os outros, já pensou em como seria não usar um Datasource, TFields,… como seria mais dificil fazer um simples Crud(aplicação de banco de dados)? Às vezes não percebemos dessa agilidade até que programemos em outros ambientes ou linguagens. O Lazarus tem como inspiração o Delphi, provavelmente a IDE mais famosa de desenvolvimento RAD.]

Agora que o Lazarus está instalado, a primeira coisa a se fazer é observar a versão que estamos executando. Vá no menu Help|About Lazarus e observar qual a versão que realmente estamos usando:

Sobre a interface gráfica

As janelas do IDE Lazarus são soltas uma das outras(“vazadas” daqui em diante), similar ao Delphi 7.

Isso tem algumas vantagens operacionais, por exemplo separar as janelas desejadas em diferentes monitores, mas há o inconveniente de ser um pouco espalhafatoso no que diz respeito à organização quando temos apenas 1 monitor, por isso há também a opção de usar as janelas docadas umas às outras criando a aparência similar ao Delphi XE.

Creio que há vantagens e desvantagens nos dois modos, então será o desenvolvedor que optará como será mais produtivo e confortável. O mais importante é conhecer bem as ferramentas da IDE e usar bem as teclas de atalho porque com elas você economiza tempo. Muitos se acostumaram a usar o Delphi com as janelas já docadas, se esta também for sua preferência, a IDE é personalizável e poderá fazer isso – porém não exatamente igual ao Delphi.

Mesmo que não prefira janelas docadas, siga as instruções deste Guia e apenas pule as partes que não gosta.

Acima é a IDE Original, os espaços vazados entre as janelas é uma característica similar ao Delphi7.